A Primeira Vez do Investidor Final




Um ano cheio de emoções e novas experiências, para toda a sociedade mundial. 

Diante de um novo vírus e a instauração de uma pandemia mundial, o mundo mas uma vez em sua história, se viu em um momento adverso. Momento este onde a população humana está passando por um momento de medo, e mudanças radicais em seu modo de viver. 

Você já deve ter percebido, que o mundo já não é o mesmo, e não voltará a ser o mesmo após essa pandemia. A sociedade está se adaptando, negócios estão de adaptando ao digital, e com isso poderemos ver profissões se enfraquecerem ou até mesmo morrerem, substituídas por automações.

Em meio a toda essa situação também tivemos coisas boa. Aprendemos a valorizar o que muito estávamos deixando de lado, que é a presença das pessoas que amamos. Em um mundo onde a tecnologia e as redes sociais explodiram como um bomba atômica infectando todos com uma radiação mortal, que vinha matando o amor pela vida simples e a presença e contato pessoal. A pandemia deu a oportunidade para que muitos pudessem ficar mais próximos de seus pais, filhos, irmãos. Voltamos a viver!

Em meio a tudo isso, existe nós, investidores.

A sociedade de investidores neste momento, enxerga crise e oportunidade ao mesmo tempo. Mercado conturbado, economia afoita e investidores em sua maioria agindo de forma emocional e se desfazendo de seus ativos como se não houvesse amanhã. Enquanto os investidores inteligentes aproveitam esta histeria momentânea do mercado, para adquirir ótimos negócios a excelentes preços, aumentando assim o seu estoque de ativos e consequentemente o seu fluxo de renda passiva futura.

Com essa última frase chegamos ao ponto que eu queria, que é o que realmente importa para o investidor de longo prazo.

Você que me acompanha no instagram e leu meus artigos anteriores aqui do blogger, deve ter percebido que eu sigo a estratégia 500 Pratas, que você pode conhecer clicando aqui. Nessa estratégia, nós visamos a acumulação de patrimônio através da aquisição de bons ativos (empresas/fundos imobiliários), para a geração de renda passiva recorrente. 

Quando falamos em renda passiva, o investidor tem que ter o foco de que quanto mais papéis (ações/cotas) ele tiver de um ativo, mais dividendos/proventos ele vai receber. Abaixo vou colocar dois gráficos para vocês, onde o primeiro é o crescimento dos proventos da minha carteira de investimentos anualizado e o segundo é o crescimento dos proventos no ano de 2020.

Fonte: O Autor.

Fonte: O Autor.

Perceba na primeira imagem, que ano após ano o valor total de renda passiva recebida é crescente, e isso se deve a dois pontos muito importantes.

1. Acumulação de patrimônio em bons  ativos. Quanto mais ativos, mais renda você recebe.

2. Alocação de recursos em ativos que possuem boa gestão e bons fundamentos, o que faz com que a renda gerada por esses ativos sejam crescentes.

Na segunda imagem temos o ano de 2020, veja que a distribuição é bem forte no início do ano. Veja que em março temos um pico de distribuição de empresas e que os Fiis se mantem de forma constante e crescente mês a mês (logo lançarei um artigo sobre a importância dos fundos imobiliários na formação de patrimônio do pequeno investidor). 

Se olhar com atenção o mês a mês do gráfico mensal de 2020 irá perceber que o mês de maio está maior que janeiro. Como isso é possível, uma vez que os Fiis e muitas empresas reduziram e até mesmo cortaram suas distribuição de rendimentos?

Isso é possível devido ao aumento no estoque de ativos na carteira de investimento, visto que em março tivemos diversos circuits breaks e alguns ativos chegaram a ter desvalorização de -70% onde eu pude aproveitar algumas oportunidades dentro de minha alocação de ativos, de forma que cheguei a dobrar a minha posição em algumas empresas e outras tive um aumentos ente 20% e 50% da quantidade de papeis. Esse aumento considerável em minhas posições utilizando da gestão de recursos que aprendi na estratégia 500 Pratas.

Então, você já entendeu o que realmente importa para o investidor de longo prazo? Eu espero que sim, pois no texto acima dei muitas dicas não? 

Se você que aprender a seguir esta estratégia, abaixo vou deixar algumas recomendações de livros que me ajudaram muito no meu desenvolvimento como investidor.

Foque no que realmente importe, acumule patrimônio em bons ativos.

Livros:


Autor: Rubens Machado
Recomendações:
curso de investimentos 500 Pratas clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ETF? Entenda como funciona esse tipo de investimento

Como investir em ações: O guia completo para iniciantes

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir