Meu Crescimento Patrimonial

Minha Vida de investidor até aqui!!!

Olá caro leitor, no artigo de hoje vou contar um pouco da minha história nesse mundo de investimentos até o momento. Leia com atenção e para você que está iniciando assim como eu, aproveite para aprender com os meus erros.

Aproveite a leitura e os avisos e ensinamentos que nela possa ter.


Quando comecei?

Bem, comecei a me interessar no mundo de investimentos no ano de 2017 logo após ter perdido o meu filho no ano de 2016. Esse acontecimento com a gravidez da minha esposa, o nascimento do nosso filho e seu falecimento 11 dias após seu nascimento foi um marco que mudou completamente a minha concepção de mundo e abriu os meu olho de onde eu estava, e eu estava perdido, sobrevivendo e não vivendo. Após um período muito difícil para se assimilar a perda de meu primeiro filho eu passei a refletir sobre a minha vida e a minha condição financeira (esta que era de patrimônio R$ 00,00), sem reserva de emergência ou qualquer valor para que eu pudesse usar para alguma situação de emergência assim como aconteceu o fato com o meu filho. Foi a partir disso tudo que acordei, porém não me movimentei, até abri a conta na corretora Rico, porém não fiz nada além disso. Toda a receita que eu obtinha eu gastava e não guardavam procrastinei isso até o início de 2018, que foi quando realmente comecei a estudar através de vídeos do youtube e com a maioria dos iniciante fui atrás das ações baratas, as ações que valem centavos, afinal como temos pouco dinheiro para aportar logo pensamos que para poder comprar varias ações e esse valor ter a capacidade de se multiplicar só é possível se comprarmos as chamadas ações "baratas" (os famosos micos do mercado).
Em 27 de julho de 2018 eu realizei a minha primeira aplicação em ações, um lote fechado da ação VIVR3, uma empresa do setor de construção civil que na época tinha suas ações negociadas a 0,28 centavos por ação e em recuperação judicial, um verdadeiro erro de iniciante. 

Porquê iniciantes costumam fazer isso em sua maioria?
A maioria dos iniciantes comentem os mesmos erros, pois todos assistem muitos vídeos, mas não estão estudando, estão apenas procurando lucros rápidos, e quem entra na bolsa visando lucros rápidos está fadado ao fracasso. Em agosto de 2018 eu descobri os fundos imobiliários e comecei a acumular patrimônio através desta classe de investimentos e descobri que eles pagavam proventos todos os meses e logo me animei e em 4 meses acumulei um bom valor para quem não tinha nada, o valor que eu tinha acumulado era muito. Neste momento eu estava caminhando para o caminho correto, acumulando ativos e reinvestindo os dividendos junto aos novos aportes.

E o que deu errado?
Tudo caminhava muito bem, estava acumulando patrimônio e aumentando o retorno dos proventos mensais, saí da posição do mico comprado no primeiro aporte, e ainda consegui sair no "lucro", vendi esse papel a 0,80 centavos, porém paguei 16 reais de corretagem para comprar as ações e paguei 10 reais de corretagem para vender as ações, então se você fizer as contas você vai saber o porque coloquei lucro entre aspas. 
O erro maior vem agora, em Outubro de 2018 foi lançado a primeira corretora com corretagem zero para todos os tipos de produtos de renda variável, e junto a isso eu descobri um tal de Day Trade, quem já vive no mundo dos investimentos sabe o que é, quem ainda não conhece vou explicar.
Day trade: é um tipo de operação onde onde o operador compra e vende um ativo no mesmo dia de forma alavancada, ou seja com 100 reais você consegue movimentar na casa de 3 mil reais (algo que hoje vejo como surreal), uma loucura que me custou muito.

O dia em que eu descobrir o que significava o termo "ver o patrimônio derreter:
Era novembro de 2018 quando comecei a fazer operações day trade, obtive alguns lucros, multipliquei meu patrimônio por x2, porém eu me achando o bom operador e experto do mercado saquei o dinheiro ganho e me coloquei a gasta-lo, foi quando em um dia em uma operação errada vi meu patrimônio derreter -60% em questão de 5 minutos, fiquei sem ação, não sabia o que fazer e muito menos como falar aquilo para minha esposa. Como dizer a sua esposa que o dinheiro que vocês vem acumulando a meses diminuiu em -60% em cerca de 5 minutos? Não foi fácil mais sentei com ela e conversei, quase larguei o mercado, porém com muito esforço e ego ferido eu me coloquei a realmente a estudar, foi onde conheci o projeto 500 Pratas (clique Aqui para conhecer), e mudei completamente o meu rumo e visão sobre o mercado financeiro. 

Vou postar o gráfico de toda a minha trajetória de investimentos até o momento, veja abaixo:


Fonte: O autor

No gráfico podemos observar alguns períodos distintos:
Primeiro Vou falar do período entre 07/2018 á 11/2018, nesse período inicial observe que as barrinhas cresciam mês após mês até chegarmos ao mês de novembro quando tive aquela perda de 60% em operações day trade. Após esta perda eu voltei a acumular através do dinheiro do meu trabalho mês a mês até o mês 02/2019 e então por não ter reserva de emergência tive que zerar toda a minha posição em bolsa por motivos de saúde familiar (ps. algumas posições foram zeradas com prejuízo). No mês de abril e maio eu até tentei retomar os aportes, novamente acumulei alguns valores, mas novamente tive que zerar posição, desta vez foi por algo extremamente positivo para minha vida pessoal, profissional e financeira, consegui um trabalho em uma outra cidade e tive que usar todo o meu dinheiro para pagar alguns exames e a viagem/mudança para esta outra cidade.  

Neste período desde que meu filho faleceu até junho de 2019 eu estava desempregado, estava trabalhando de forma autônoma e buscando empreender, cheguei a abrir uma pequena sapataria, entre outros negócios. 

Durante o meu percurso no mercado financeiro entre novembro de 2018 até o momento eu busquei estudar cada vez mais e entender o mercado financeiro e a forma correta de se investir, consegui chegar a um conhecimento razoável, principalmente após fazer o curso 500 Pratas (conheça clicando aqui), e o grupo de Master Mind também do 500 Pratas (conheça clicando aqui), Lá tive contado com grande investidores e grandes pessoas, algumas delas marcantes no meu processo de evolução, os principais foram Leandro Cabral (instagran aqui) e Saimon Rijo que possui um blog com ótimos artigos (conheça aqui).

Após um Turnaround em minha vida em junho/julho de  2019 e o meu empenho em buscar conhecimento através de estudos e cursos, e a nova renda, pude organizar a minha vida financeira pagando dívidas e formando reserva de emergência, e voltando a observar a imagem a cima a partir de julho de 2019 podemos observar que o crescimento patrimonial utilizando os conhecimentos adquiridos foram totalmente diferente do período anterior onde eu procurava fazer tudo por mero extinto e a esperança que iria dar certo.

Outro ponto que devo destacar, é que apesar de ter me estabelecido em um emprego fixo, eu ainda continuo a empreender e a buscar fontes de renda alternativas, essas que me ajudam e muito no meu crescimento patrimonial.

observe no gráfico abaixo o crescimento patrimonial de julho á dezembro de 2019 na imagem abaixo:

Fonte: O autor

Na imagem acima podemos observar que o crescimento nesta nova faze da minha vida está consistente e crescente, nesse percentual de crescimento patrimonial eu incluo o dinheiro novo + reinvestimento dos proventos + a valorização dos ativos. (obs. janeiro de 2020 foi colocado apenas para exemplificação). 

Como estou no início o crescimento patrimonial acaba sendo bem expressivo, pois tive alguns não recorrentes das diversas atividades extras que eu efetuo além do meu emprego formal, o que deu essas explosões no percentual de crescimento. Afim de retirar essas distorções eu irei contabilizar como cota 1 para podermos acompanhar a evolução da cota o mês janeiro de 2020, e com isso tenho estabelecido uma meta de crescimento patrimonial de 10%  no trimestre, chegando á um crescimento patrimonial de 30% no ano.

No próximo artigo irei abordar sobre as metas que irei buscar em relação aos proventos, e detalhar mais algumas metas para o ano de 2020. Espero que gostem dos meus artigos e que ele possam ajudar a vocês meus leitores de alguma maneira. 

Livros:


Autor: Rubens Machado
Recomendações:
curso de investimentos 500 Pratas clicando aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ETF? Entenda como funciona esse tipo de investimento

Como investir em ações: O guia completo para iniciantes

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir