Encerramento 2019

Retrospectiva 2019

Olá caros leitores, no artigo de hoje ire falar um pouco sobre o fechamento do ano de 2019 e o que podemos vivenciar neste ano cheio de novidades.

Neste ano podemos vivenciar algo nunca antes visto no Brasil, vivemos para ver a taxa básica de juros Selic ser reduzida ao patamar histórico de 4,5% a.a. que é o menor patamar  desde sua criação.



O índice IPCA se manteve estável, porem no final do ano fomos surpreendido com uma inflação pontual na carne bovina, devido a alta demanda por exportação. Em alguns lugares do país a carne chegou a subir até 40%.

O índice IBOVESPA renovou sua máxima histórica, fechando o ano em 115 mil pontos com uma alta de +31,6% parte desta alta foi resultado da aprovação da reforma da previdência, mesmo que essa tenha sido mais aguada do que o Ministro Paulo Guedes previa, mais já foi um grande passo para o avanço da economia, outro fator que contribuiu para a alta do índice foi uma crescente nos lucros da empresas, com destaque para o setor financeiro. 

Podemos observar no gráfico acima que o IBOVESPA subiu muito, porém como sempre foi um ano em que os paciente foram beneficiados e os impacientes amargaram grandes perdas, pois a bolsa de valores sempre sobe caindo, realizando leves correções durante seu percurso de alta. Nas setas azuis podemos ver o ponto em que a bolsa iniciou o ano e onde terminou, e ao observamos a linha azul tracejada vemos uma subida incrível, porém quando focamos no gráfico e sua volatilidade, foi um ano bem movimentado cheio de altos e baixos, muito pela politica interna e a guerra comercial ente Estados unidos e China.

Outro índice que não ficou para trás foi o IFIX, índice que mostra a média do fundos imobiliários mais negociados na bolsa de valores, esse fechou o ano com uma alta de incríveis +36%, um pouco acima do IBOVESPA. Essa alta deve-se principalmente ao fluxo de dinheiro novo na bolsa de valores, pois com a queda expressiva na taxa de juros aquele que são chamados de rentistas não satisfeitos com as novas remunerações recebidas na renda fixa, resolveram assumir algum risco e começaram a migrar para a renda variável, e o produto fundos imobiliários se tornaram a principal porta de entrada desse novos investidores da renda variável, pois os Fiis possuem uma volatilidade bem abaixo das ações e tem o diferencial de remunerar os seus investidores todos os meses.


No gráfico acima podemos ver como foi o movimento do IFIX neste ano, com uma curva exponencial, como já dito acima esse movimento foi devido a migração de capital da renda fixa para a renda variável, mesmo com o caminhão de subscrições (capitação de recursos em emissões), o índice teve essa incrível alta. Provavelmente se não tivesse ocorrido as subscrições, poderíamos estar vendo o IFIX entre 3500-4000 pontos ou mais.

Esse é um pequeno resumo de 2019, sem muitos detalhes apenas buscando o mais importante sobre o mercado financeiro. Entre autos e baixos, aqueles que seguiram a estratégia e estudaram para saber o que precisava ser feito e como se comportar durante os momentos adversos foi recompensado com valorização e bons retornos em proventos/dividendos, pois em dezembro as empresas começaram a anunciar as primeiras distribuição de seus lucros aos acionistas para 2020 referente ao exercício social 2019. Mesmo antes de terminar o ano, já estamos felizes com os proventos provisionados. 

Abaixo segue alguns links de produtos recomendados.

Livros:


Autor: Rubens Machado
Recomendações:
curso de investimentos 500 Pratas clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ETF? Entenda como funciona esse tipo de investimento

Como investir em ações: O guia completo para iniciantes

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir