Investindo em Fiis

Uma alternativa de investimento para gerar renda passiva, e um reforço no fluxo de caixa da sua carteira de investimentos, esses são os Fiis (Fundos de Investimentos Imobiliários). Esse é um dos tipos de investimentos disponíveis na Bolsa de Valores do Brasil. Essa é uma das alternativas mais simples e rentáveis para você iniciar sua jornada no mercado financeiro com o pé direito, mesmo que com um volume financeiro (capital para investir) baixo. Comprando apenas uma única cota, você já possui direito a receber os rendimentos (aluguéis) gerados por este fundo.
Muitos tem o sonho de juntar dinheiro, comprar imóveis e depois alugar para bons inquilinos, por bons aluguéis. Porém, esse é um caminho trabalhoso, e muitos acabam se metendo em dívidas, ao financiarem imóveis com o pensamento de alugar e pagar as parcelas com o valor do aluguel recebido. Dessa forma desconsideram o tempo que irá ficar sem inquilino, ou que terão que alugar por um valor abaixo do esperado. Além disto existe o trato com os inquilinos, os impostos pagos e outros eventuais custos de manutenção quando existe a troca de inquilino.
Os fundos imobiliários simplificam muitos dos pontos negativos de se investir para receber aluguel (rendimentos mensais). O investidor irá comprar as cotas de um fundo imobiliário, e irá receber rendimentos de acordo com a quantidade de cotas que é detentor. Todo o processo de trato com o inquilino, manutenção e ademais responsabilidades, ficam a cargo do administradores do fundo imobiliário. E um dos pontos relativamente positivos, é o fato dos rendimentos gerados pelos Fiis serem isentos de imposto de renda (IR).
ainda não está convencido dos benefícios de se investir nesse tipo de investimentos? então vou citar para você alguns pontos, que vão fazer os seus olhos brilharem:
1. Diversificação
- Ao investir em fundos imobiliários você pode comprar cotas de diversos fundos imobiliários de diversos setores, podendo assim diluir o risco sobre o seu capital investido. Dentre os diversos tipos e categorias de fundos, temos os seguintes: logístico, hospitalar, desenvolvimento, lages corporativas, varejo, bancários, híbridos, papel, fundos de fundos e shoppings.
2. Crescimento
- A potencial de crescimento dos fundos, e consequentemente a melhora no valor dos rendimentos recebidos. Pois os Fiss trata-se de um investimento em grupo, o que facilita a captura de novos recursos, afim de capturar (adquirir/comprar) novos empreendimento, fazendo com que o valor deste fundo aumente.
3. Liquidez
- A liquidez nos investimentos é algo de suma importância. Imagina se você é dono de uma casa no valor de 150 mil reais, e acontece uma emergência familiar e você precise de 50 mil reais e você não tenha mais nenhuma reserva além desta casa, você acha que conseguirá vender esta casa por 150 mil reais com que rapidez? provavelmente para vender rápido, você terá que vender abaixo de seu valor, talvez 100 mil real, ou até menos, e mesmo assim isso poderá demorar dias, semanas, meses (talvez você não tenha todo esse tempo), e sua única saída será pegar um temido EMPRÉSTIMO a juros altíssimos. Se você estivesse investindo o mesmo valor de 150 mil reais em fundos imobiliários, e precisasse de 50 mil reais, poderia simplesmente abrir seu Homer Brook da corretora e vender o valor que deseja resgatar, e em dois dias úteis (D+2) esse valor estaria disponível em sua conta. Depois é só repor o investimento.
Como você pode perceber, os fundos imobiliários trazem segurança, diversificação e liquidez para o investidor, e o melhor, rendimentos mensais e consistentes. Para você que está na poupança ou qualquer outro tipo de investimento de renda fixa ou pensa em iniciar em renda variável, os Fiis são uma boa alternativa.
Se tem dúvidas sobre como começar, vou deixar abaixo o link para conteúdos que podem te ajudar, e que eu indico pela qualidade e profissionalismo de quem os fez.
Comentários
Postar um comentário