Onde deixar a reserva de emergência?


ONDE DEIXAR A RESERVA DE EMERGÊNCIA?

Quando falamos em reserva de emergência, temos que pensar em liquidez (o quanto será fácil e rápido eu acessar esses valores caso eu precise usar em uma emergência).Parece fácil decidir onde alocar esse valor, mas será que é tão fácil assim?Quando perguntamos a um investidor onde ele deixa a sua reserva de emergência, logo ele irá responder coisas como:

1. CDB de liquidez diária
2. Fundo DI com liquidez D+0
3. Tesouro Selic


Porém eu lhe pergunto o quão líquido pode ser essas opções citadas acima?


Vamos esclarecer alguns pontos que muitos não se atentam.

1. CDB: de liquidez diária: apesar de sua liquidez diária esse tipo de aplicação tem um certo engessamento, pois em muitos casos ele não pode ser resgatado no fim de semana e/ou feriados (principalmente se estiverem alocados em corretoras, diferente dos CDBs alocados em bancos). Alguns bancos permitem o resgate 7 dias por semana. Atente-se a esse detalhe e o verifique antes de tomar a decisão. Quanto de sua reserva poderá ser alocada nesse modelo de investimento?


2. Fundo DI: esses até hoje eu só vi com liquidez em dias úteis, segunda a sexta feira (exceto feriados). Outro detalhe é o horário limite de resgate que em alguns pode ser até às 13:00 horas ou 15:00 horas, por exemplo. Esse é bem mais limitado em relação ao anterior.

3. Tesouro Selic: Essa modalidade de investimentos é considerada muito segura, por ser um empréstimo para o governo. Teoricamente, para levar um calote, somente se o país quebrar. O tesouro Selic pode ser solicitado o resgate a qualquer hora, porém a ordem só será executada em dias úteis das 9:30h até às 18h e o dinheiro estará na conta um dia útil após a execução da ordem. Chamamos isso de D+1.

Um outro detalhe é que todos os tipos de investimentos acima possuem a cobrança de IR no seu resgate.

⇨ Se você quer investir melhor, faça como eu, adquira o curso 500 Pratas:  Clique aqui.


Já falei dos famosinhos, e agora vou citar algumas outras opções:

1. Bancos digitais: os bancos digitais tem se tornado uma boa alternativa, pois eles trazem uma nova maneira de se investir e relacionar com os seus clientes. Alguns desses bancos disponibilizam opções para resgatar o CDB no fim de semana e feriados (verifique essa disponibilidade no seu banco digital). Outra facilidade que vejo é o fato desses bancos oferecerem isenção na taxa de manutenção da conta e serviços gratuitos de TED/DOC e emissões de boletos (verifique a quantidade em cada um deles).

2. Nuconta (Nubank): a Nuconta do Nubank foi colocada separada da categoria bancos digitais pelo motivo de a Nuconta ser uma conta de pagamento e o Nubank, apesar do nome, ainda não é um banco. A Nuconta tem TEDs e emissão de boletos gratuitos e ilimitados (até o momento em que eu escrevo esse artigo) e todo valor depositado na Nuconta passa a render 100% do CDI, é isso mesmo, você simplesmente deixa o valor em conta e ele já passa a render e com liquidez imediata. Transferências para outros bancos, somente em dias úteis, porém, se você tiver o cartão Nubank, você pode usar o valor passando o cartão (crédito e débito) ou sacando ele em qualquer caixa eletrônico 24 horas. Outra opção que acho interessante é você usar o saldo do cartão de crédito e usar o saldo em conta para pagar a fatura (lembrando que se você parcelar a compra no cartão de crédito e pagar de forma antecipada, você ganha desconto). Essa, pra mim, é a melhor opção para reserva de emergência, pois o dinheiro tem liquidez imediata e ainda rende 100% do CDI.



3. Poupança: essa não se sai muito bem em uma roda de investidores, mas eu penso que ela pode ser uma aliada. Se você quer facilidade e mobilidade sem precisar abrir outra conta em um banco digital, a poupança é uma boa alternativa, pois sua liquidez é imediata. Vejo com bons olhos deixar uma pequena porcentagem da reserva de emergência na poupança, pois o nome é "reserva de emergência" e vamos usar esses valores em emergências, então queremos e devemos procurar comodidade e facilidade, não complique nessa questão.


⇨ Se você quer investir melhor, faça como eu, adquira o curso 500 Pratas:  Clique aqui.


4.Cartão de crédito: esse pode ser seu aliado ou inimigo assim como a opção cinco. Se você tem cartão de crédito, você pode utilizar ele como reserva de emergência, desde que você tenha algum investimento destinado a cobrir eventuais gastos não pontuais. Não tem segredo, você usa o cartão de credito para uma emergência e resgata o valor do investimento destinado para isso para pagar a fatura posteriormente.

5. Cheque especial: esse aqui  tem a mesma pegada do cartão de crédito, porém com um período mais curto.


Bom depois de todas essas explicações, vou dizer a você leitor, não importa qual deles você vai escolher e aplicar. Não existe certo ou errado, existe apenas a escolha que te agrada e se adapta com o seu perfil.Então faça a sua escolha e seja feliz.Obrigado por ler meu conteúdo, compartilhe com seus amigos e leve esse conhecimento até eles.


Livros:


Autor: Rubens Machado
Recomendações:
curso de investimentos 500 Pratas clicando aqui.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é ETF? Entenda como funciona esse tipo de investimento

Como investir em ações: O guia completo para iniciantes

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir